Fichamento 02

 – Fichamento 02

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Gestão de tecnologias na escola, Gestão Escolar e Tecnologias, Fomação de gestores escolares para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” - Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002, Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/salt - Boletim 2002>


 


Resumo:


As TIC’S entraram na escola para complementação às atividades reais, como atividades de pesquisa ou extraclasse. Com base nesta experiência as TIC’s começaram a ser vistas como uma nova relação com o saber, ultrapassando os limites dos materiais instrucionais tradicionais, rompendo os muros da escola. Redimensionando o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível. Propiciando uma melhor troca de experiência e informação entre alunos e professores.

Principais citações do texto

A autora  relata ainda sobre  a importância da criação de comunidades colaborativas, que propiciem a elaboração de suas próprias redes de conhecimentos e culturas colaborativas de aprendizagens, intercâmbio, colaboração e a qualidade de interação.


Com as TIC’s o educador poderá e terá oportunidade de identificar e analisar os problemas envolvidos em sua atuação, um feedback.


Sendo assim as TIC’s podem ser incorporadas como suporte para a parte administrativa, para as coordenações coletivas e individuais, para trocas de experiências entre toda a comunidade escolar.


Algumas dificuldades se fazem presentes para a implantação das TIC’s ausência de condições físicas, materiais e técnicas adequadas e principalmente a postura dos gestores quanto às mesmas.


O papel do gestor não é o de apenas prover condições para o uso das TIC’s na escola, e sim que a gestão das TIC’s na escola implica gestões pedagógicas e administrativas do sistema tecnológico e informacional. Devendo criar um ambiente de formação para que o diretor escolar possa analisar e reconstruir seu papel frente as responsabilidades que lhe cabem como herança da instituição e como gestor do projeto político-pedagógico da escola, bem como pela criação de uma nova cultura, que incorpore as TIC’s e suas práticas. O coordenador pedagógico deverá articular as dimensões pedagógicas e administrativas.


Vale mencionar ainda, que os ambientes virtuais permitem uma boa troca de experiência, é uma forma de selecionar problemas com a colaboração de todos os envolvidos.


Em um ambiente virtual a troca de experiência, a participação, a diversidade de opiniões, as construções coletivas, resoluções de problemas, o compartilhamento de valores, motivações, hábitos e práticas, tornando-se receptor e emissor de informação, leitor, escritor e comunicador com o uso das TIC’s as trocas de informações são quase que imediatas. Assim os gestores terão informações imediatas sobre problemas, podendo solucioná-los com trocas de experiências acompanhando todo o desenvolvido escolar, pedagógico e administrativo identificando e auxiliando as ações inovadoras. A fim de capacitar os gestores, foi elaborado um programa de capacitação como Proinfo ao final do curso semipresencial os gestores elaboram propostas para a continuidade deste mesmo projeto nas suas escolas, levantando sugestões e interagindo com outros gestores durante todo o desenvolvimento do curso.


Comentários


Podemos concluir que toda a comunidade escolar deve “participar de processos de formação continuada e em serviços que criem a oportunidade de formação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais para encontrar no coletivo da escola, o caminho evolutivo mais condizente e promissor de acordo com a identidade da escola e com o contesto em que se encontra inserida”.


Questionamentos


Observamos uma grande necessidade de preparo, aprendizado contínuo e adequação às novas tecnologias que sempre estão surgindo.


O maior problema está em como conseguir alcançar toda comunidade escolar.


Devemos ressaltar se os órgãos educacionais realmente estão preparados para construírem cursos flexíveis, de fácil compreensão, e continuados para todos os envolvidos.


Rogélica Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário