Fichamentos 01

Gestão Escolar e Tecnologias
ATIVIDADE 1 – FICHAMENTO
VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e papeis da tecnologia, Gestão Escolar e Tecnologia: Fomação de gestores escolares para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. São Paulo: PUC-SP, 2004., Disponível em: <http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/>



Resumo e principais citaçoes:
 
O texto relata os vários benefícios que as TIC’s trazem junto ao trabalho pedagógico com os alunos, mas existe uma grande necessidade do domínio do professor quanto aos conceitos e as práticas das mesmas.
Algumas reflexões são relevantes para este trabalho como ( principais citações do texto):
- A diferença entre conhecimento dado e informação. Os dados são o conjunto de fatos distintos e objetivos relativos a eventos.
- Informação, na forma de documentos ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem, nesta existe sempre um emitente e um receptor. A mensagem necessita ser aceita pelo receptor e esta mesma mensagem precisa ter um significado.
As formas mais importantes para o salto de dados para informação são:
- Contextualização: É necessário entender a finalidade de conhecer os dados.
- Categorização: Conhecemos as unidades de análise ou os componentes essenciais de dados.
- Cálculo: Os dados podem ser analisados matematicamente ou estatisticamente.
- Correção: Dados errados podem ser eliminados.
- Condensação: Os dados podem ser organizados em tabelas, resumos, de modo mais conciso.
O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações. Ele proporciona uma estrutura capaz de avaliar e incorporar novas experiências e informações.
Para que tais transformações ocorram deve haver:
- Comparação: Informações relativas a uma situação.
- Consequências: Serve para agir em relação ao fato que preocupa.
- Conexões: Quais as relações desse novo conhecimento com o conhecimento já acumulado?
- Conversação: O que outras pessoas passam sobre a informação?
Essas ações são realizadas por seres humanos, individualmente e nas interações que eles estabelecem com os demais. Uma outra possibilidade para a obtenção de conhecimento aplicado nas escolas é o estudo e a análise de suas rotinas.
Pontos relevantes para a criação de um ambiente informatizado bem estruturado:
- Natureza: Começar pela organização das informações mais relevantes
- Iniciar com um projeto piloto limitado a um ponto bem determinado, deixando que iniciativas adicionais sejam estabelecidas a partir de novas demandas.
- Trabalhar em múltiplas frentes simultaneamente ( tecnologia, organização, cultura).
- Não adiar a implementação dos estudos relativos a aspectos que temos certeza de que são problemáticos.
- Conquistar: O envolvimento de toda a organização o mais rápido possível.
A prática isolada de planejamento do professor dificulta a interação e a evolução do processo pedagógico, por isso há a necessidade de uma programação para troca dessas experiências, planejada pelo gestor. A implementação de um sistema de organização e disseminação de informação na escola torna-se fácil quando existe a cooperação de todos. Sobre isso existe alguns tópicos importantes para isso que são:
- Pensar a organização por inteiro como um sistema.
- Construir e facilitar a construção de grupos que aprendem a partir de sua prática.
- Concentrar-se em questões de desenvolvimento pessoal.
- Levar em conta a cultura organizacional existente.
- Criar estruturas organizacionais menos hierárquicas e mais organizadoras.
Existe uma necessidade de uma visão mais estruturada para implementação das TIC’s mais eficazes:
- Criação do contexto da TI,
- Desenho de sistemas de TI,
- Instalação do sistema de TI que será utilizado.
 
Comentários finais:
.O autor ainda faz um resumo final onde coloca, que conforme foi analisado a produção de uma informação a partir de dados, envolve uma clara intenção daquele que a produz a informação. Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas, interagem  com a cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforçado ou em dissonância e oposição. Tudo isso aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização.

Questionamentos:
"Como, porém, transformer a escolar de hoje em um espaço articulador e produtor de conhecimento, aberto à comunidade e integrado ao mundo?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário